O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Salmos 27:1
Esses versos foram escritos pelo rei Davi. Podemos afirmar que alguém como Davi poderia escrever esses versos com propriedade, pois era um homem experiente em guerras, batalhas e perseguições. Refúgio seguro e luz em meio às trevas é certamente algo precioso para alguém que se encontra em adversidade.
Este salmo se inicia falando sobre luz e refúgio. Abrigo e segurança. O livro de Salmos é um compilado de poesias e canções escrito por muitas pessoas, em especial o Rei Davi, cuja história é narrada na Bíblia Sagrada. Uma vida com muitas intempéries, adversidades, lutas e conquistas. Muitos destes salmos revelam momentos de angústia e profunda tristeza, porém, todos revelam também, esperança em Deus, louvor e adoração a Ele.
Você já se encontrou desejando com todo o seu coração, encontrar alguma luz, uma saída em meio a uma grande adversidade? Já sentiu insegurança, falta de apoio ou uma vontade de se esconder e se refugiar? Esses são momentos em que devemos aprender com esse poeta guerreiro. Deus pode ser a nossa segurança. Nosso lugar seguro para onde podemos correr. Quem melhor para nos proteger do que aquele que ergueu as mais altas montanhas com apenas uma palavra? Quem melhor para nos dar uma luz em meio à escuridão do que Aquele que ordenou primeiro “haja luz”, quando nada havia sido criado?
Creia que o Senhor, que vê todas as nossas adversidades de cima, está pronto a nos indicar a saída.
Para expressar sua fé em um Deus, que é segurança e luz ao perdido, o salmista escreve um belo salmo de louvor e adoração, desejando estar na casa do Senhor pelo resto de sua vida. O motivo pelo qual alguém dedica mais versos para elogiar, agradecer e engrandecer a Deus do que falar sobre sua situação, é justamente a resposta que buscamos. Olhar para o que realmente importa. A fé e a confiança de um Deus que, muito além do nosso tempo e espaço, já vislumbrou a nossa solução. Que possamos desejar, assim como o Rei Davi, ansiar por estar em Sua Presença acima de tudo e mesmo em adversidade, compor um poema, pois enxergar música e beleza em meio às nossas turbulências pessoais, é atitude de quem tem fé e olha para cima, para quem nos oferece refúgio.